Administração • 08/11/2017 09h23

CFCSN marca presença no Congresso Brasileiro de Clubes

O Clube dos Funcionários, representado pelo presidente Claudio Augusto e o vice-presidente, Gustavo Tramontin, participou de mais uma edição do Congresso Brasileiro de Clubes. O evento foi realizado no Rio de Janeiro, reunindo entidades esportivas de todo o país. “Estamos sempre atentos aos eventos que podem contribuir para o crescimento do Clube dos Funcionários. O Congresso é o momento de troca de experiências importante para todos os clubes”, afirmou o presidente do CFCSN.

Organizado entre os dias 2 e 5 de novembro pela Fenaclubes, com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e do Sindi-Clube, o Congresso focou na excelência da gestão, estimulando a integração e a troca de conhecimentos em um ambiente único, com participação de clubes de todos os portes (inclusive de futebol). A programação contou com palestras de profissionais da área jurídica, administrativa e ex-esportistas. A primeira palestra aconteceu na sexta-feira (dia 3), com o tema “O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos Clubes”, com o advogado Valter Piccino.

O ex-diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, desembargador Federal do Trabalho Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, ministrou a segunda palestra do dia, destacando “A reforma trabalhista – Novos paradigmas nas relações de trabalho”. O magistrado é membro da Academia Brasileira de Direito Desportivo. Na sequência foi à vez de Mauro Guizeline abordar “As responsabilidades dos administradores em tempo de crise”.

O debate final ficou por conta de Arthur Antunes Coimbra, Zico, maior ídolo da história do Clube de Regatas do Flamengo. O “Galinho de Quintino”, hoje comentarista esportivo, falou de sua trajetória dentro e fora das quatro linhas. “Congressos como esse ajudam a adquirir experiências e conhecimentos para trazermos para o nosso clube e assim oferecer o melhor para o nosso associado”, analisou o vice-presidente do CFCSN, Gustavo Tramontin.

Motivação

O Congresso Brasileiro de Clubes reservou para sábado (dia 4) a palestra motivacional com Waldez Ludwig, que apresentou o tema “Principais fatores da competitividade: estratégia, excelência, inovação e talento nos clubes”. “A jornada de um líder” foi o tema escolhido por Nalbert, campeão olímpico de vôlei, para abordar com os dirigentes. Outro medalhista olímpico convidado foi o velejador Lars Grael, superintendente Técnico do CBC, que ministrou oficina técnica e jurídica. O domingo, por sua vez, ficou por conta da entrega dos certificados de participação e o encerramento com atrações culturais.

Na foto, os representantes do CFCSN, Expedito Gonçalves de Aquino, diretor de Patrimônio, Claudio Augusto, presidente, Hélio Farias, diretor Comercial e Gustavo Tramontin, vice-presidente do Clube.