Sinuca Horário das aulas e notícias do
esporte …

História

Sinuca é um jogo de mesa, taco e bolas praticado no Brasil, e constitui uma variante do snooker, um jogo de mesa inventado em 1875 na Grã-Bretanha. Neste jogo dois adversários tentam colocar num dos seis buracos da mesa as bolas coloridas (não brancas) na seqüência definida pelas regras. Pode ser jogado individualmente ou em dupla. Numa mesa de 2,84 m X 1,42 m (medida brasileira), são colocadas oito bolas, com pontuação de 1 (vermelha) a 7 (preta) mais a bola branca.

As regras em vigor no Brasil são ligeiramente diferentes das do snooker praticado no resto do mundo:

A bola branca é utilizada para impulsionar as outras. Denomina-se bola da vez a bola colorida de menor pontuação presente na mesa. Ela é livre, isto é, o jogador não perde pontos caso erre quando tenta encaçapar (matar) essa bola. Quando encaçapada, ela não retorna à mesa e dá direito ao jogador de jogar livremente qualquer outra bola. Esta, se encaçapada, retorna à mesa e o jogador deve a seguir jogar a nova bola da vez. Com exceção da tacada inicial (saída), é permitido jogar uma outra bola no lugar da bola da vez, porém com castigo, isto é, com perda de 7 pontos em caso de erro. A mesa original, inglesa, possui mais 50 cm, tanto na largura, quanto no comprimento, com 15 bolas vermelhas (bola 1) ao invés de apenas uma, como no Brasil, e regras diferentes da nossa adaptação. Hoje, há uma tendência, principalmente em campeonatos oficiais, de se jogar na "regra inglesa" (ver descrição da mesma em snooker), visando internacionalizar os atletas brasileiros.

A importância dos atestados médicos

É obrigatório entregar os atestados médicos para a prática das atividades esportivas no clube, de acordo com a LEI 2.014/92 de 15/07/1992.

O Atestado médico deve ser específico a cada uma das modalidades, evitando quaisquer problemas de saúde aos associados.

Para verificar suas condições de saúde e a aptidão para a prática da atividade física pretendida, o Departamento de Esportes recomenda que o associado procure o médico de sua confiança para fazer todos os exames necessários