Notícias • 08/09/2016 11h14

Jogos amistosos de vôlei sentado acontecem no CFCSN

A China, atual bicampeã Paralímpica no vôlei sentado, está fazendo aclimatação para os Jogos Rio 2016, no Clube dos Funcionários. Já a seleção brasileira, 4º melhor do mundo na modalidade, também está se preparando em Volta Redonda. Como parte do treinamento foram marcados três jogos amistosos no CFCSN Todos foram abertos ao público que colaborou com um quilo de alimento por pessoa.

O primeiro jogo aconteceu na noite de quinta-feira (25) e a seleção brasileira venceu por 3 x 0 o time da China. O jogo foi realizado no ginásio da PET e estima-se que 800 pessoas prestigiaram a partida, entre elas estavam crianças de escolas públicas e particulares, além dos alunos das escolinhas do CFCSN. O segundo amistoso de vôlei sentado foi realizado no sábado (27), onde a equipe do Brasil venceu de virada por 3x1. O ginásio ficou lotado, mais de 1200 torcedores acompanharam as partidas e vibraram com o resultado.

Já na tarde de segunda-feira, 29 de agosto, quem venceu o último amistoso foi a seleção da China, fazendo 3x0. O público, em sua maioria, foram alunos de escolas e da APAE da cidade.

O diretor do comitê paralímpico chinês, Yao Bahua, disse que esses amistosos são importantes para preparar bem o time, além de sentir o clima, a torcida e o adversário. “Fomos convidados pela seleção brasileira para essa série de 3 jogos. E como estamos treinando no Clube dos Funcionários, e a estrutura oferecida está perfeita, optamos por realizá-los aqui. A recepção aqui superou nossas expectativas. Estamos confiantes para a conquista de medalhas”, afirmou Yao Bahua.

De acordo com a capitã da seleção brasileira, Suelen Dellangelica, os treinamentos servem para que a equipe consiga adequar o time da melhor forma possível para iniciar bem a competição principal, que é a Paralimpíada. “A importância de  amistosos como esses conseguir arrumar o time e mostrar que nós temos reais condições de medalhas e de brigar com qualquer outra equipe do mundo, já que elas são as atuais bicampeãs. Fazendo esses jogos e ganhando, a gente prova nossa condição ´frente a uma das melhores equipes que vão disputar medalha”, ressaltou Suelen.

Segundo o técnico da equipe brasileira, José Guedes, a escolha de fazer os jogos no Clube dos Funcionários foi porque a estrutura colocada à disposição da Delegação Chinesa, é a mesma estrutura oferecida nas principais competições internacionais as quais o time participa. “A organização e a estrutura permitem que tenhamos uma condição muito próxima daquilo que nós teremos nos jogos paralímpicos do Rio 2016. Estamos muito felizes com as acomodações em Volta Redonda, um hotel com uma estrutura excelente, que vai permitir que as meninas tenham seus horários de descanso e de repouso com muita tranqüilidade, permite que a comissão técnica possa exigir um pouco mais nos treinos para que as atletas cheguem nos jogos daqui a alguns dias rendendo o melhor possível”, disse o técnico.

A estreia da seleção brasileira, será dia 09 de setembro, contra a seleção do Canadá. “O evento é gigantesco, uma festa magnífica e as atletas já estão se preparando do ponto de vista emocional para que esse clima de festa e euforia, de toda torcida e do povo brasileiro, não interfira nas suas condições técnicas táticas durante uma partida”, completou José.

Além das atletas e do público, muitas outras pessoas também foram beneficiadas. As três partidas geraram uma arrecadação total de 2.209 quilos de alimentos não perecíveis. Os mesmos foram doados para o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Volta Redonda (CONSEA), que atendeu com donativos 12  de suas entidades filiadas.