Notícias • 07/10/2015 16h33

CFCSN foi representado no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar

No último final de semana (02, 03, 04 de outubro), a enxadrista Dandara Lacerda, de 16 anos, representou o CFCSN no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, na cidade de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais. A jovem disputou a categoria 2º ano feminino e garantiu o 5ª lugar. Dandara também participou do mundial da modalidade este ano em Juiz de Fora, ficando em 11º lugar.

“O primeiro dia foi muito difícil, por eu ter viajado por 9h direto pra chegar ao campeonato. Fiquei um pouco chateada porque não consegui dar o meu melhor na primeira partida, devido ao cansaço físico e mental. Mas um dos meus objetivos eu consegui alcançar. Ganhei da campeã do FENAJ (Festival Nacional da Juventude), ela era o meu maior obstáculo. Mas eu fiz ótimas partidas e consegui uma colocação melhor que o ano passado. Pretendo desenvolver projetos no Clube e na cidade, expandir o xadrez entre os jovens, além de promover campeonatos de xadrez dentro do CFCSN quando eu for ministrar a escolinha”, relatou à enxadrista.

Dandara conta que conheceu o xadrez há 9 anos atrás e em seguida, começou a jogar na escola em que estudava, onde ganhou o primeiro campeonato. “Quando eu estava no 9º ano abriu um Centro de Treinamento de Feras, em Barra Mansa, para pessoas que são especializadas na modalidade e fui convidada para participar. Depois disso joguei em municipais, regionais, estaduais, campeonato brasileiro e até mundial”, enfatizou ainda destacando que hoje ela dá aulas em Resende, aulas particulares e em breve vai começar no Clube dos Funcionários.