Notícias • 25/09/2015 17h07

Escoteiros realizam torneios no próximo domingo na PET

Agora você tem uma oportunidade de se divertir competindo pra valer. No próximo domingo, 27 de setembro, serão realizados o 3º Torneio Scout Game e o 1º Torneio Escoteiro de Cosplay. O evento está sendo promovido pelo 3º Grupo de Escoteiro Vigilante da Acácia, de Volta Redonda, com o apoio do Conselho Jedi, da loja Puppets e do Grupo Circulando Figures e Games. As atividades vão acontecer de 9 às 19h, no Salão da Bocha.

O encontro conta com um espaço reservado para recreação com pista de madeira, corda e obstáculos, além de duas barracas do grupo para caracterizar o ambiente. Com o objetivo de fazer um evento que reúna sócios e membros dos escoteiros, o Torneio Scout Game é uma competição de vídeo game onde se desenvolve as competências afetivas, sociais e intelectuais dos jovens, competindo entre si por faixa etária, onde o titulo do jogo ficará a critério da organização. A disputa se dá na forma de chave, por eliminação direta, até que reste o campeão. O primeiro, segundo e terceiro lugar vão receber uma premiação simbólica.

Este campeonato vai disputar quatro categorias: Lobinhos, de 6 a 10 anos; Escoteiros, de 10 a 14 anos; Sênior, de 14 a 18 anos; e Pioneiro a partir dos 21 anos. Os interessados em participar devem comparecer no período de 9 às 10h para fazer a inscrição. Em seguida, haverá uma cerimônia de abertura próximo à bandeira do Brasil.

Já o Torneio de Cosplay consiste em um desfile e disputa entre as melhores fantasias, separados por duas faixas etárias (até 14 anos e a outra de 15 anos em diante), com premiação simbólica para os três primeiros lugares. A finalidade dessa competição é fazer uma "representação de personagem a caráter", "disfarce" ou "fantasia", que se refere à atividade lúdica, praticada principalmente por jovens, a qual consiste em disfarçar-se ou fantasiar-se de personagens reais (artista) ou ficcionais (personagem de animes, mangás, comics ou videojogos), procurando interpretá-lo da melhor maneira possível.

Os critérios avaliados serão o realismo, identificação com o personagem original; produção, grau de dificuldade na produção da fantasia; e artes manuais, fantasia produzida pelo próprio competidor que terá peso maior, sendo esse critério o em caso de empate.