Notícias • 16/09/2014 16h40

Atletas de Volta Redonda se destacam no cenário estadual de natação

Imagem ilustrativa: reprodução / TV Rio Sul

O talento de Aline Lisboa, 15, e Victória Pehrson, 17, garantiu as atletas uma vaga na Seleção Estadual Estudantil de Natação Júnior I e Júnior II. As adolescentes foram convidadas para representar o estado do Rio de Janeiro no próximo campeonato, que acontece entre os dias 5 e 9 de novembro em Anápolis (GO).

O professor de natação, Rodolfo Conceição, que trabalha a sete anos no Clube dos Funcionários, está muito contente com a conquista de suas alunas. Rodolfo afirma que ambas têm um grande potencial. “Essas alunas sempre tiveram vontade de competir e se destacaram como atletas em outras competições. São meninas esforçadas e comprometidas, que estão se consolidando dentro do cenário de natação. Acredito que elas têm um grande potencial para ficar entre os oito melhores colocados do país”, comentou.

Aline e Victória foram convocadas para a seleção, devido seu desempenho nos jogos estudantis estaduais de natação, cada uma nas suas respectivas categorias. Victória participou das competições 50 metros livres, 100 metros livres e 200 metros livres e conquistou a primeira colocação nos 200 metros livres. Já Aline nadou os 800 metros livres, 100 metros borboleta e 200 metros medley, que consiste em reunir quatro estilos: borboleta, costas, peito e crawl. Aline conquistou o primeiro lugar nos 100 metros borboleta.

Victória, que começou a nadar aos nove anos no Clube dos Funcionários, conta que seu interesse pelo esporte surgiu a partir de um convite feito por uma professora. “Eu estudei na FERP durante a minha infância e minha professora me convidou para representar a escola na competição de nado, durante os jogos estudantis. Só que eu não sabia nadar. Então, comecei a participar das aulas no clube e, mais tarde, comecei a competir”, contou.

A estudante está muito feliz com a classificação, porém, ela ainda não decidiu se pretende seguir carreira no esporte. “Eu tenho espírito muito esportivo e adoro treinar no clube. Se formos comparar com os grandes clubes, o Clube dos Funcionários não está muito atrás. Fico feliz de saber que meu esforço está valendo à pena, mas, também, tenho o sonho de ser médica”, comentou. Devido às provas do ENEM, que acontecem no mesmo período da competição, Victória teve que abrir mão de um de seus objetivos. Ela pediu dispensa da Seleção Estadual para prestar o vestibular.

Aline também adora treinar, mas, futuramente, a jovem pretende cursar engenharia.  De acordo com ela, sua paixão pelo esporte surgiu há 10 anos, quando começou a nadar por orientação médica. “Logo tomei gosto pelo esporte e comecei a me dedicar para competir. Minha primeira competição foi em 2006”, relembra. Aline treina todos os dias e diz que está se preparando para alcançar uma boa colocação na competição em Anápolis. “A estrutura do clube é muito boa. Os professores são ótimos e sempre pedem para que nós façamos nosso melhor. Minha família também é parte dessa conquista. Eles sempre me apóiam e torcem por mim”, finalizou.