Fale Conosco (24) 2102-2750 atendimento@clubedosfuncionarios.com.br Segunda à sexta: 8h às 18:30 Sábados, domingos e feriados: 8h às 15h
Portal do Sócio Esqueci minha senha

Especial • 14/04/2012 19h17

Especial - Os 70 anos de um gigante do interior

 

 

 

Diretores e suas esposas fazem o tradicional brinde em homenagem aos 70 Anos do Clube

O Baile de Aniversário do Clube reuniu cerca de 400 pessoas na sexta (13), na Sede Social. A noite foi animada pelo som da banda Aeroporto, do Rio de Janeiro, e contou com a participação de toda a diretoria do Clube, associados e convidados.

Antes do tradicional corte do bolo e do brinde, o diretor Social Roberto Lourenço, e os presidentes do Conselho (Evandro Ruy) e do Grande Conselho (Airton Lécio), ressaltaram em seus discursos a importância do Clube para a cidade, e para a vida das famílias dos associados. O presidente do Clube, Renato Santini, agradeceu a presença de todos, e também falou da relevância do Funcionários no cenário regional.

– É uma marca histórica e estamos muitos felizes de reunir tantos amigos para comemorar. É um orgulho poder representar e trabalhar em prol de um dos clubes mais importantes do estado, e que faz parte da história de Volta Redonda e de seus moradores – disse Santini.

Confira todas as fotos da festa na galeria do site do Clube e na fan page do Clube no Facebook.

http://www.clubedosfuncionarios.com.br/

http://www.facebook.com/clubedosfuncionarios

536

Banda Aeroporto embalou os casais no salão da Sede Social

Um clube repleto de tradição e história

Um dos maiores símbolos de Volta Redonda, o Clube dos Funcionários completou 70 anos no último dia 9 de abril. O Clube foi criado em 1942, por um grupo de trabalhadores da obra de construção da Companhia Siderúrgica Nacional. A Usina Presidente Vargas, maior siderúrgica da América Latina, começava a tomar forma às margens do Rio Paraíba do Sul (no recém criado município fluminense de Volta Redonda), e os funcionários de diversos pontos do país queriam um local para se divertir com festas e futebol.

– No início, o clube funcionou em um barracão na área da usina. Lá mesmo, no barracão dentro da obra, eram realizadas as festas, reuniões sociais e os bailes. Mas o sonho da diretoria era construir uma nova Sede Social – conta o atual presidente do Clube, Renato Santini, que também completou 70 anos este ano, e é sócio do Clube desde a década de 50.

Em 1959, o Clube constroi aquele que viria a ser um dos símbolos de Volta Redonda: O Cine 9 de Abril, na Vila Santa Cecília. O cinema fez história na região, e ainda hoje é o maior do país em funcionamento, com 1.505 lugares. Além de exibir os filmes, o prédio - tombado pelo Patrimônio Histórico - é um dos mais importantes palcos para shows musicais e peças de teatro da região.

- Durante décadas o cinema foi o ponto de encontro da cidade. Aos fins de semana, os homens vestiam ternos e as mulheres vestidos longos para assistir aos filmes. Até hoje o cinema exibe os principais lançamentos da indústria cinematográfica, e apresenta shows de teatro e música praticamente todas as semanas – conta Santini.

537

Cine 9 de Abril lotado em foto do final da década de 60

Em 1962, o Clube, que adotou o branco e o grená como cores oficiais, finalmente ganha sua Sede Social - um prédio de oito andares ao lado do cinema, na Rua Quatorze. No imponente salão de baile da Sede foram realizadas as maiores festas e bailes das décadas de 60 e 70 na cidade, com diversos artistas de renome nacional.

Na Sede também aconteciam os bailes de carnaval - com os tradicionais concursos de fantasia - e os bailes de debutantes. E nas décadas de 70, 80 e 90, o Hi-fi agitou as noites de domingo de muitas gerações de voltarredondenses. Hoje a Sede ainda abriga grandes bailes, eventos semanais e shows.

– Nos últimos anos, conseguimos resgatar a tradição dos bailes na sede. Toda semana realizamos eventos que reúnem sócios e convidados de todas as idades. E está havendo uma renovação, pois o público jovem voltou a frequentar os bailes. Em 2011, tivemos recorde de público no Hi-fi especial, e vamos continuar inovando nas atrações e eventos – afirma o diretor Social do Clube, Roberto Lourenço.

538

Baile na Sede Social – década de 60

539

Baile de Debutantes – 1965

540

Baile de Carnaval – 1965

541

Show de Elis Regina na Sede Social – década de 70

542

Baile na Sede – 1984

543

Hi-fi Especial 30 anos – 2003

544

Hi-fi Especial 38 anos – 2011

545

Fachadas da Sede Social e Cine 9 de Abril, em foto de 2010

PET, o maior patrimônio alvi-grená

Em 1965, uma área da Floresta da Cicuta, na Vila Santa Cecília, é o local escolhido para a construção do maior patrimônio do Clube: A Praça de Esportes Tabajaras. A PET, como ficou mais conhecida, se tornou ao longo dos anos o principal complexo de esportes e lazer da região, e um dos mais completos do país.

Uma área de 158 mil metros quadrados, com cinco quadras de tênis, três quadras poliesportivas, três campos de futebol society, academia de ginástica e quadras de padel, futevôlei e peteca, além de diversos espaços de lazer, com parque infantil, churrasqueiras, restaurante, lanchonetes, saunas e salões de festa. 

546

Raridade: foto do primeiro trator utilizado nas obras da PET – 1965

547

Início da construção da PET – 1965

548

Construção da estrada da PET – década de 70

Na PET também fica o mais completo parque aquático da região - construído a partir de 1972 - com quatro piscinas (uma olímpica) e trampolim de saltos ornamentais. Foi lá, na piscina olímpica do Parque Aquático da PET, que o campeão mundial e pan-americano Thiago Pereira, o maior atleta da história de Volta Redonda, deu suas primeiras braçadas na escolinha de natação do Clube.

– O Thiago é o um orgulho do Clube e da cidade, e um exemplo para todos os jovens atletas. Assim como Thiago, milhares de crianças e jovens aprenderam a amar o esporte nas escolinhas e colônias de férias do Clube. Hoje são cerca de 15 escolinhas, e estamos estudando a implantação de novas modalidades – diz o diretor de Esportes, Carlos Dornelas Jr.

549

Construção do Parque Aquático, em 1972. Ao fundo a obra do “poção” e trampolim

550

Parque Aquático – década de 70

551

Trampolim do “poção” – década de 70

552

Parque Aquático – 2012

553

Piscina olímpica, “poção” e trampolim - 2012

554

Foto aérea tira em fevereiro de 2012 da PET, o mais importante complexo de lazer e esporte da região 

555

Thiago Pereira, aos 12 anos, competindo pelo Clube dos Funcionários – 1998

Em 1998, a PET ganhou um Ginásio com capacidade para 5.200, que hoje abriga eventos esportivos e é um dos mais importantes espaços para grandes shows e eventos da cidade. O ginásio é usado para jogos e treinos das escolinhas. Por lá também já passaram craques do esporte nacional, e alguns dos maiores artista da música brasileira, além de sediar as tradicionais festas e bailes do Clube.

556

Construção do Ginásio, inaugurado em 1998

557

Volta Redonda e Sesi/SP - Superliga 2011

558

Jogo da Superliga de Vôlei no Ginásio da PET – 2011

559

Ginásio já recebeu os maiores artistas do país e é um dos principais locais de grandes shows da cidade

Rixa com turma de Barra Mansa motivou criação do Clube

No livro Clube dos Funcionários da CSN - 45 Anos de História (1988), o autor Alkindar Costa conta que, em fevereiro de 1942, um grupo de empregados paulistas da Companhia Siderúrgica Nacional decidiu criar um Clube em Volta Redonda. Eles estavam revoltados por terem sido barrados no baile de carnaval daquele ano no Clube Municipal, de Barra Mansa - o principal da região na época.

A barração havia sido uma retaliação aos paulistas, que em um evento esportivo realizado poucos dias antes na cidade, tinham torcido a favor de um clube de São Paulo, e contra Municipal. Conta a história que os funcionários barrados não desanimaram com o fato. Eles chamaram os atletas do clube paulista e, juntos, saíram em um grande carnaval pelas ruas de Barra Mansa.

Poucos dias depois, na chuvosa quarta-feira de cinzas (18 de fevereiro), no Bar Botafogo (na atual avenida Amaral Peixoto, no Centro de Volta Redonda), quatro amigos que estavam entre os “barrados do Municipal” bebem cerveja e conversam sobre futebol. Motivados pelo constrangedor episódio, decidem, ali mesmo, criar um clube na cidade.

Alguém imediatamente providencia uma máquina de escrever, e é redigida a primeira ata de reunião daquele que se tornaria o maior clube do interior do Estado do Rio, e um dos maiores do Brasil - atualmente com 10.300 associados. Posteriormente, a data de aniversário do Clube ficou definida como 9 de abril (mesma data da inauguração da CSN).

O troco da turma da Cidade do Aço viria no primeiro baile do Clube dos Funcionários, realizado em julho daquele ano. Os rapazes de Volta Redonda passam vários dias convidando, de casa em cada, as moças de Barra Mansa para a festa. A estratégia funciona, e o baile é um grande sucesso, com presença feminina recorde na época. E claro, sem os a presença dos “amigos” de Barra Mansa. Estava criada a histórica rixa Volta Redonda X Barra Mansa. 

De olho no futuro e nas Olimpíadas 2016

O Clube dos Funcionários não parou no tempo. Nos últimos anos, a PET ganhou uma série de obras de infraestrutura e modernização, e novos espaços de esporte e lazer foram construídos. A administração do Clube foi todo informatizada, e a PET ganhou câmeras de monitoramento e segurança.

– Estamos investindo no patrimônio do Clube e no bem estar do associado. Temos alguns projetos e sonhos para o futuro, como a criação de uma sede social na PET, a modernização do prédio da Sede da Vila e a criação de novas instalações esportivas. E vamos continuar investindo no esporte, para formar novos campeões – conta o presidente Renato Santini.

Atualmente, o Clube promove escolinhas em diversas modalidades, e é um dos principais polos regionais de tênis, natação, basquete e padel. Na PET são realizados dezenas de campeonatos e eventos esportivos durante o ano todo, e o Clube está cotado para ser sede de aclimatação de equipes estrangeiras nas Olimpíadas Rio 2016.

– Esse é o grande projeto para esse ano. Temos orgulho de estar entre as instalações apresentadas pela Prefeitura ao Comitê Olímpico. As chances são grandes e vamos nos esforçar para cumprir todas as exigências. Será sensacional receber atletas olímpicos em nossa casa – afirmou Santini. 

560

Escolinha de Tênis: Clube é uma das referências no esporte 

561

As equipes de basquete já conquistaram inúmeros títulos para o Clube

562

Clube concentra o maior número de jogadores de padel da região

563

A escolinha que revelou Thiago Pereira continua revelando os principais talentos da natação regional

564

O Presidente Renato Santini, que nasceu seis dias após a criação do Clube, é sócio há 50 anos e atua na diretoria há mais de 40  

Mais informações, notícias e fotos no site e perfis do Clube redes sociais.

www.clubedosfuncionarios.com.br

www.facebook.com/clubedosfuncionarios

www.twitter.com/FuncionariosVR

 

Clique aqui e baixe todas as fotos desta matéria:

http://www.sendspace.com/file/42ay3w







Facebook CFCSN

 

instagram CFCSN

PARCEIROS CFCSN

NEWSLETTER CFCSN