Notícias • 03/02/2020 15h11

Clube dos Funcionários: Ajudando a construir a história de Volta Redonda

030220151021

No dia 14 de Fevereiro o Clube dos Funcionários fundado por metalúrgicos da recém inaugurada Companhia Siderúrgica Nacional completará 78 anos de atividades.

Certamente as pessoas que no passado vetaram a entrada daqueles metalúrgicos em um popular baile de carnaval na cidade de Barra Mansa pelo fato deles não torcerem pelo time de futebol local, não tinham a mínima noção do impacto que aquela decisão poderia causar.

Este impedimento despertou no grupo a disposição para criarem um ‘Clube Gigante’, cujo qual a história passou a se fundir com a da empresa e também do próprio município de Volta Redonda, emancipado anos depois.

Com sabedoria, força de vontade e muita determinação eles deram os passos iniciais para estruturarem uma instituição que não demorou a se tornar referência regional no incentivo a cultura, educação, entretenimento, esporte e lazer.

O branco e o grená foram escolhidos como cores oficiais e dai em diante os primeiros  associados tinham uma referencia visual do novo clube.

Uma das provas de que um Gigante estava mesmo surgindo foi a construção em 1959 do Cine 9 de Abril – tombado pelo patrimônio histórico nacional anos depois – que é hoje o maior cinema de rua em atividade na América do Sul. Local este, que além  de exibir filmes, recebe alguns dos principais eventos e palestras realizadas na região sul fluminense.

Outro marco de grande relevância na época foi a construção da Sede Social, localizada ao lado do cinema, que deu à agremiação a oportunidade de melhor conectar os seus associados, inclusive em diversos ‘bailes de carnaval’, que por muitos anos foram realizados por lá.

O trabalho seguiu e veio a necessidade se criar uma área onde os associados pudessem desfrutar de momentos de lazer e praticar esportes.

Desta forma começou a ser erguida a partir do ano de 1965 na região da Floresta da Cicuta a Praça de Esportes Tabajaras (PET), que definitivamente foi fundamental para ligar o Clube ao universo esportivo. Com o passar dos anos o CFCSN se tornou uma potência esportiva revelando nas suas equipes amadoras atletas de diversas modalidades que chegaram a defender o Brasil em importantes competições internacionais.

Reconhecimento nacional e fomento a educação ambiental

Graças à habilidade administrativa da diretoria e dos conselheiros, ao fiel apoio do maior patrimônio do Clube (os associados – atualmente são cerca de 11 mil) e do comprometimento diário dos seus colaboradores, o pavilhão alvigrená chega ao final da segunda década do século XXI vivendo um novo momento – o do reconhecimento nacional.

A filiação ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e a Confederação Brasileira de Clubes (FENACLUBES) em 2016 colocou CFCSN entre os principais do país.

Nos últimos dois anos a instituição que já era reconhecida regionalmente passou a figurar entre as 100 melhores do Brasil (num universo de mais de 24 mil Clubes). Desde então seus representantes disputam com freqüência e de forma honrosa as principais competições esportivas de base nacionais.

O Clube não só envia atletas para participarem de eventos desportivos em outras cidades, como também passou a sediar na PET um evento de alto nível que é o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-19 de Vôlei de Areia.

Mas não é só no esporte que o Funcionários se destaca. Em 2019 a instituição foi premiada como um dos 5 Cases de Sucesso de Educação Ambiental, por desenvolver no seu Centro de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis na PET, um trabalho especial sobre reaproveitamento de resíduos.

Este Centro de Educação recebe semanalmente dezenas de estudantes de instituições públicas e privadas da região.

Além de comprovar a grandeza institucional o formato do trabalho no local vai de encontro com as raízes do Clube, que no passado teve como uma das suas bases a Educação. Nos seus primeiros anos de atividades o CFCSN foi pioneiro na cidade do Curso de Aperfeiçoamento de Professores em diversas disciplinas.

O desafio de se comunicar com mais velocidade para continuar crescendo

Em meio a uma época que é necessário se comunicar com mais velocidade a Diretoria segue se empenhando para encurtar a distancia entre o Clube e os associados e não associados, levando a eles conteúdos variados de forma direta e instantânea através dos seus canais próprios canais de comunicações.

O Clube dos Funcionários conta com perfis em algumas das mais populares redes sociais da internet levando informações a cerca de 28 mil pessoas, além do site oficial freqüentemente abastecido com conteúdos, que tem uma média superior a 8 mil visualizações por mês.

O Clube segue crescendo, se adequando as mudanças que o mundo moderno exige, mas não se desconecta das suas atividades originais.

Claudio Augusto Ferreira, que está no seu segundo mandato como presidente do Clube, afirmou que é satisfatório estar vivenciando este momento e parabenizou todos que estiveram empenhados em colaborar com o crescimento do Clube nestes 78 anos.

- Parabenizo a todos os outros presidentes, diretores e conselheiros que estiveram a frente do Clube nestes 78 anos, pois manter um Clube deste tamanho em pleno funcionamento e crescendo, sempre foi uma missão muito complexa, um trabalho árduo que cada um deles sempre encarou com muito amor seriedade. Todos, juntamente com os nossos colaboradores deram a sua parcela de contribuição para que o Clube dos Funcionários se adequasse as relevantes mudanças do passar dos anos, como surgimento das novas tecnologias e as crises político / econômicas que vez ou outra assolam o Brasil. Estes 78 anos de vitórias é fruto de um trabalho de equipe e por este motivo deve ser muito celebrado, afirmou o presidente.