Fale Conosco (24) 2102-2750 atendimento@clubedosfuncionarios.com.br Segunda à sexta: 8h às 18:30 Sábados, domingos e feriados: 8h às 15h
Acesse aqui o portal

Clube dos
Funcionários Ótima estrutura, bom atendimento e
segurança.

Conheça a história do Clube dos Funcionários da CSN

Época de carnaval, em fevereiro de 1942, e um grupo de funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional vai a um baile em Barra Mansa. Os foliões, entretanto, são impedidos de entrar na festa porque torceram contra o time da cidade. Surge aí, a ideia de criar um clube onde pudessem se divertir. No dia seguinte ao baile, 19 de fevereiro, o grupo de amigos se reuniu, montou uma diretoria provisória e já redigiu a ata de criação do Clube dos Funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional, que contou com 116 membros fundadores. Sua instalação inicial era um barracão na área da usina onde eram feitos bailes e reuniões.

Desde sua criação, o Clube passou por transformações e melhorias ao longo dos anos. Um marco foi a construção do Cine 9 de Abril em 1959, sendo até hoje a maior sala cinema em funcionamento no país com 1505 lugares. O espaço tem tamanha importância que foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1985. A ideia da Diretoria da época era de fazer um cinema de luxo na cidade, tanto que por muitos anos, só era permitido frequentar o local de terno e gravata. Com o passar do tempo, o espaço foi se popularizando e o uso de roupas formais se tornou desnecessário.

Apesar de ser amplamente conhecido pelas atividades culturais e de lazer, o CFCSN desempenhou um papel de destaque na educação local. Logo após sua criação, o Clube fundou um Curso de Aperfeiçoamento em que professores se reuniam para dar aulas de português, inglês, matemática, geografia, história e taquigrafia. Além disso, teve a iniciativa de criar um ginásio voltado ao ensino médio que viria a se tornar o Colégio Macedo Soares em 1944. O CFCSN também teve participação ativa e pioneira em trazer o sinal de duas emissoras de TV para a cidade em 1952.

O branco e o grená foram escolhidos como cores oficiais em 1962, mesmo ano em que o CFCSN ganhou a Sede Social ao lado do cinema. A Praça de Esportes Tabajaras, mais conhecida como PET, começou a ser construída em 1965 na Floresta da Cicuta. O espaço se tornaria um dos principais complexos de esporte e lazer do estado. Outra obra de grande relevância para a cidade e seu entorno foi o Parque Aquático, à época um dos mais completos do Brasil.

É notável a importância do Clube para a região e a ideia é continuar buscando realizações do interesse de todos. Para a Diretoria, fica a certeza de que ao longo destes anos, o Clube conseguiu se erguer e se consolidar como uma das mais importantes e respeitadas instituições do município. Os associados podem e devem se orgulhar de toda esta história e seguir em frente colaborando e ajudando na construção de muitos anos mais de glórias e conquistas. O CFCSN agradece a todos aqueles que ajudaram a escrever esta história, em especial aos presidentes que tanto se dedicaram para transformar o Clube dos Funcionários no que ele é hoje.

Demérito Boueri, Octávio da Costa Monteiro, Itagiba Nogueira de Sá, Paulo César Gomes Martins, José Marco Ferreira de Souza, Newton Coimbra Bittencourt Cotrin, Benevenuto dos Santos Netto, Ervin Michelstadter, Arino Gonçalves de Oliveira, Fernando Antônio Rodrigues de Almeida, José Mauro Lemos, Airton Lécio do Prado Castro, Djalma Gamis de Oliveira, Renato Santini e Evandro Ruy.

Facebook CFCSN

 

instagram CFCSN

PARCEIROS CFCSN

NEWSLETTER CFCSN