Fale Conosco (24) 2102-2750 atendimento@clubedosfuncionarios.com.br Segunda à sexta: 8h às 18:30 Sábados, domingos e feriados: 8h às 15h
Acesse aqui o portal

Capoeira Horário das aulas e notícias do
esporte …

A capoeira é uma mistura da cultura popular brasileira que envolve música, dança, esporte e arte marcial. No Brasil, ela foi desenvolvida pelos negros, na época da escravidão. Como os senhores de engenho proibiam os escravos de praticarem qualquer tipo de luta, os negros adaptaram os movimentos de artes marciais com o ritmo e os movimentos das danças africanas, surgindo assim a Capoeira.

Segundo alguns estudiosos, a capoeira era considerada uma prática violenta e, por isso, ficou proibida no Brasil até 1930. Porém, no mesmo ano, um importante capoeirista brasileiro, o mestre Bimba, apresentou a arte ao presidente Getúlio Vargas, que a considerou como um esporte nacional.

A arte é marcada pelo som ritmado de alguns instrumentos como caxixi, atabaque, pandeiro, reco-reco e, principalmente, o berimbau. Para se defender, os praticantes aprendem diversas gingadas de pernas, braços, mãos, pés, cabeça e ombros. A atividade requer equilíbrio e desempenho do corpo todo, nela os praticantes treinam chutes e piruetas sem perder o molejo. Além de ser uma atividade esportiva que garante força e resistência ao atleta, a capoeira também é reconhecida como uma grande atração da cultura afro.

Atenção!

Para participar das aulas dessa modalidade, os interessados devem providenciar calça e camiseta específica para capoeira. As aulas iniciais poderão ser efetuadas com calça de moletom e blusa de malha sem botão. Lembre-se de apresentar atestado médico anual, que libera o participante para a prática esportiva, e documento de autorização dos pais, no caso de menores de idade.

Nenhuma notícia encontrada

Facebook CFCSN

 

instagram CFCSN

PARCEIROS CFCSN

NEWSLETTER CFCSN